A história do Taekwondo moderno

POR SERGIO MÖLLER JR

 

  1. AS 5 ESCOLAS ORIGINAIS

 

Após a independência da Coreia, em 1945, não havia mais muitos resquícios de artes marciais nacionais. Os coreanos que durante a ocupação haviam treinado artes marciais estrangeiras resolveram abrir suas próprias escolas (kwan). É aceito como as escolas mais importantes para a formação do taekwondo um grupo conhecido como “as 5 escolas originais” ou “as 5 grandes escolas”.

 

TANG SOO DO SONG MOO KWAN (Escola marcial do pinheiro)

Fundação: Em março de 1944 por Roh Byung-Jik.

Influência: karate Shotokan (aluno de Funakoshi Gichin)

Curiosidade: As sessões de treinamento, eram antecedidas por 1 hora de aquecimento, exercícios com peso e pelo menos 100 socos no kwon go (makiwara).

TANG SOO DO CHUNG DO KWAN (Escola da onda azul)

Fundação: Em setembro de 1944 por Lee Won-Kuk.

Influência: taekkyeon, chuan fa e karate Shotokan (aluno de Funakoshi Gichin)

Curiosidade: Grande e influente, a Chung Do Kwan é considerada por muitos como a base do taekwondo moderno.

TANG SOO DO MOO DUK KWAN (Escola da virtude marcial)

Fundação: Em novembro de 1945 por Hwang Kee.

Influência: taekkyeon, chuan fa e karate okinawense

Curiosidade: A escola se dividiu em tang soo do tradicional (ligado ao Hwang Kee) e taekwondo moderno (grupo dissidente que se unificou com os outros kwan).

YUN MOO KWAN KONG SOO DO/ JIDO KWAN (Escola do caminho correto)

Fundação: Em março de 1946 por Chun Sang-Sup.

Influência: judo e karate Shotokan (aluno de Funakoshi Gichin)

Curiosidade: No inicio a Yun Moo Kwan era um dojang de judo, onde Chun Sang-Sup lecionava karate para veteranos do judo. O treino era baseado principalmente de luta.

YMCA KWON BOP/ CHANG MOO KWAN (Escola do desenvolvimento marcial)

Fundação: Em setembro de 1946 por Yoon Byun-In.

Influência: chuan fa e karate Shudokan (aluno de Toyama Kanken)

Curiosidade: Diferentemente dos outros kwan, no início a Chang Moo Kwan tinha uma forte influência das artes marciais chinesas.

 

Estas escolas gradativamente se “nacionalizaram”, minimizando as influências técnicas estrangeiras e começando um movimento para se unificarem sob uma nova arte marcial de base coreana.

 

  1. A GUERRA DA COREIA

 

https://edition.cnn.com/2018/08/18/asia/korea-family-reunions-intl/index.html

  1. a) CONTEXTO GERAL

 

Em 1951, a Coreia do Norte (comunista) invadiu a Coreia do Sul (capitalista), gerando o primeiro conflito significante da guerra fria. Na prática foi uma guerra civil travada com participação estrangeira (ONU apoiando a Coreia do Sul e a China apoiando a Coreia do Norte).

 

Em 1953 foi assinado um armistício, mas nunca se chegou a um real tratado de paz. As Coreias continuam divididas pelo paralelo 38º e ocorrem atritos militares esporádicos entre elas.

 

 

  1. b) CONSEQUÊNCIAS

 

As consequências negativas da Guerra da Coréia não foram somente pelo grande número de mortos, mas também por que separou muitas famílias e por que houve muitos desaparecidos.

 

Durante o conflito, os mestres Yoon e Chun desapareceram em ação e vários kwan fecharam as suas atividades pela falta de recursos financeiros e humanos. Contudo, a inatividade dos kwan oportunizou que houvesse as primeiras reuniões entre os mestres para a unificação das escolas.

 

 

  1. GENERAL CHOI

 

 

  1. a) BIOGRAFIA

 

General Choi Hong-Hi (1918-2002), foi um dos pioneiros no desenvolvimento do taekwondo, arte marcial que nomeou e ajudou a desenvolver e difundir.

 

Durante sua infância treinou taekyyeon e quando adulto treinou karate shotokan durante seus estudos no Japão. Com o fim da guerra, ingressou no exército onde alcançou o posto de general de brigada.

 

Em 1953, assumiu o comando da recém-formada 29ª divisão de infantaria de Cheju e ordenou que seus soldados treinassem artes marciais.

 

  1. b) A HISTÓRICA DEMONSTRAÇÃO

 

Em junho de 1954, a 29ª divisão realizou uma demonstração de artes marciais para o presidente Rhee Seung-Man que entrou para a história.
O presidente ficou impressionado quando o oficial Nam Te-Hi quebrou 13 telhas com um soco e decidiu tornar obrigatória a prática de artes marciais no exército coreano.

 

Para cumprir essa tarefa, o general desenvolveu em 1954 a Oh Do Kwan (escola do meu caminho), um estilo militar de taekwondo.

 

  1. c) TAE KWON DO

 

Em 11 de abril de 1955, o general Choi presidiu um encontro do comitê de nomeação da nova arte marcial coreana, onde ele sugeriu o nome taekwondo (caminho dos pés e dos punhos), por expressar bem a essência da arte e por lembrar sonoramente o antigo taekyon.

 

Contudo o nome só seria adotado com unanimidade, em 5 de agosto de 1965, quando o próprio general Choi o oficializou como nome da associação coreana de taekwondo (KTA).

 

  1. A GUERRA DO VIETNÃ

 

 

A Guerra do Vietnã (1959 – 1975) foi um conflito armado do período da Guerra Fria. Em 1964, os EUA entraram diretamente na guerra, para sustentar o governo do Vietnã do Sul (capitalista), que se mostrava incapaz de debelar o movimento insurgente comunista.

 

Foi um dos maiores fracassos militares dos EUA. Os soldados norte-americanos sofreram com a guerrilha vietcongue, num território marcado por selvas e monções. Em 1976 o regime comunista do norte unificou o país.

 

  1. a) A PARTICIPAÇÃO SUL-COREANA

 

A Coreia do Sul participou da coalisão capitalista, enviando o segundo maior contingente de tropas estrangeiras para o conflito, atrás apenas do próprio EUA. O apoio financeiro americano e o senso de retribuir o auxilio americano na guerra da Coreia estão entre os principais motivos de seu envolvimento.

 

Entre as divisões coreanas enviadas para o Vietnã, estão a Tiger, a Blue Dragon e a White Horse.

 

 

Os soldados coreanos eram conhecidos por conduzirem interrogatórios brutais e pelas técnicas de matar silenciosamente com o garrote ou o taekwondo.

 

 

 

Esta reputação ganharia repercussão internacional em matérias jornalísticas como a da revista Times (22 de julho, 1966):

https://www.vietnamwar50th.com/1968_tet_and_shifting_views/South-Korean-Capital-Division-Engagement-at-Phu-Cat/

“Ordens capturadas dos vietcongues agora estipulam que o contato com os coreanos deve ser evitado a todo custo, a não ser que a vitória seja 100% certa. Nunca desafiar os soldados coreanos sem descriminação, mesmo desarmados, pois todos são bem treinados em taekwondo.”

 

O conflito no Vietnã foi o batismo de fogo do taekwondo e a repercussão dos feitos dos soldados sul-coreanos o tornou definitivamente conhecido no mundo.

 

  1. A ITF

 

 

No ano de 1966, devido a divergências com os outros mestres, general Choi se retirou da KTA e fundou a International Taekwon-do Federation (ITF.). Formada inicialmente com a associação de nove países: Vietnã, Malásia, Singapura, Alemanha Ocidental, Estados Unidos, Turquia, Egito, Itália e Coréia do Sul.

 

O grande objetivo dele era divulgar mundialmente o taekwondo e para isto a ITF começou a organizar e formar turmas de instrutores internacionais. Treinados pelo próprio general, estes mestres pioneiros foram responsáveis por introduzirem a modalidade em vários países ao redor do mundo.

 

Por motivos políticos, em 1972, o general Choi se exilou da Coreia do Sul mudando a sede da ITF para Toronto, no Canadá.

 

Em 1983, ele introduziu o taekwondo na Coreia do Norte, aonde a modalidade se tornou extremamente popular.

                                                                                                           Selo comemorativo norte-coreano de 1992.

https://www.stampsoftheworld.co.uk/wiki/Korea_%28North%29_1992_World_Taekwondo_Championship,_Pyongyang

 

Em 2002, o general Choi, faleceu de câncer e a ITF se dividiu em 3 entidades autônomas que alegam serem a única oficial. Mas todas praticam ainda o estilo de taekwondo desenvolvido pelo general, o Chang Hun.

 

  1. KUKKIWON/ WTF

 

 

Em 1971, foi escolhido como 6º presidente da KTA o Dr. Kim Um-Yong, um diplomata e politico influente. Quando assumiu o cargo ele enfatizou a construção de um quartel general para o taekwondo e a sua popularização mundial.

 

 

https://www.sisajournal.com/news/articleView.html?idxno=78395&replyAll=&reply_sc_order_by=I

 

  1. a) KUKKIWON

 

O Kukkiwon ou mais especificamente World Taekwondo Headquarters (nomeado em 6 de fevereiro de 1973), é o órgão máximo do taekwondo no mundo. O seu dever é desenvolver técnicas, formar instrutores e administrar testes e certificados do estilo unificado Kukki (nacional) taekwondo.

 

O Kukkiwon, inaugurado em 1972 em Seul, é o nome do prédio central do taekwondo mundial.

https://agoncillokh.wordpress.com/tag/samsung/

b). WORLD TAEKWONDO FEDERATION (WTF)

 

Em 28 de maio de 1973 foi criada a World Taekwondo Federation, filiada esportiva do Kukkiwon. Sua missão é de expandir o Kukki taekwondo mundialmente e promover competições regionais, nacionais e internacionais.

 

 

  1. A MODERNIZAÇÃO DO TAEKWONDO

 

 

Um dos grandes desafios que o Kukkiwon enfrentou no seu início era o de resolver as diferenças técnica e de certificação entre os kwan. Para que o taekwondo fosse realmente unificado deveria haver uma certificação única, além de uma padronização técnica e a implementação de uma metodologia sistematizada e cientifica.

 

  1. a) POOMSAE

 

Em 1967 foi estabelecido pela KTA um novo conjunto de formas para substituir as antigas, que na sua grande maioria, eram do karate. Estas formas eram os palgwe (faixa colorida) e os “yudanja” (faixa preta).

 

Porém em 1972, os palgwe foram substituídos pelos taegeuk por que eram parecidos demais com o karate e também por política (alguns kwan não haviam participado da criação das formas em 1967). Os taegeuk e os “yudanja” (apenas o koryo foi alterado na reforma) foram adotados como formas oficiais do Kukkiwon.

 

A terminologia de poomsae só foi adotada em 26 de fevereiro de 1987, pelo conselho técnico do Kukkiwon. Antes deste tempo, houve outras denominações como hyung e poomse.

 

b). MUNDIAL E OLIMPIADAS

 

Em 1973, foi realizado o 1º campeonato mundial de taekwondo, promovida pela WTF. Este evento, realizado a cada 2 anos, foi um passo decisivo para consolidar o taekwondo como esporte e para sua  promoção mundial.

 

Posteriormente o taekwondo foi incluído como modalidade de demonstração nas olimpíadas de Seul (1988) e depois em Barcelona (1992) e se tornou um esporte olímpico a partir de Sidnei (2000).

http://m.worldtaekwondo.org/competition/view.html?nid=26810

 

 

  1. c) DOBOK

O Kukkiwon, em julho de 1978, adotou oficialmente o dobok com gola “V” em substituição ao modelo aberto de karate.

Revista Do, novembro de 1978.

Sou Sergio Moller Jr, graduado 6º dan de faixa preta de Taekwondo e formado em Educação Física pela UFRGS. Pratico Taekwondo desde 1997 e sou professor desde 2003. Em 2006, fundei a Oriente Academia com Rafael Beltrame, focada em artes marciais e cultura oriental.

CONTATO

MAPA

Todos os direitos reservados: 2024 | Site desenvolvido por Kong Media

Abrir bate-papo
Sérgio Moller Junior - Taekwondo!
Olá! Como podemos ajudá-lo?