- DOJANG (Espaço de Treino)
http://www.tkdnews.com/news/articleView.html?idxno=3285
Dojang, nome tradicional do local de prática de artes marciais, é onde o treino fisico corporal e o treino metafisico são conduzidos simultaneamente. Portanto é importante que os praticantes entendem que o treino da técnica isolada não é suficiente, mas que cada momento da atividade física deve ser acompanhada pelo exercicio mental simultâneo, de forma que se complementem.
Coletivamente representa o local aonde as pessoas independente de sexo, cor, idade e crença vem para aprender taekwondo para o melhoramento de sua educação mental, moral, fisico e cultural. Deve ser um local onde o espirito de irmandade possa ser estabelecido com uma meta comum de promoção e cultivação de nobreza de caráter.
- Pratique a auto observação, mesmo nas coisas simples, como o ato de tira o calçado e colocá-lo em seu lugar, isto põe a sua mentalidade para a prática em execução.
- Vista-se apropriadamente em roupas limpas e cuidar de sua aparência. Tudo que deprecia o ambiente do dojang ou dificulta o treinamento não é apropriado.
- Cuide do dojang e da manutenção de sua limpeza, cultiva a humildade, o respeito ao coletivo e expressa sua profunda gratidão pelas oportunidades que esse local sagrado possibilita para o trabalho sobre si mesmo.
- Aja com polidez, com modéstia e com a atitude de quem busca aprender, mas tendo compreensão, tolerância e indulgência para com as dificuldades dos colegas.
- Fale com polidez e correção, abolindo a conversa infrutifera e as palavras de baixo calão. As palavras são a expressão do caráter da pessoa que fala e são tão importantes quanto a atitude.
- DOBOK (Uniforme)
![]() |
O uniforme utilizado no taekwondo é o dobok (do=caminho, bok= veste), seu estilo é simbolo da herança e da tradição do taekwondo, se assemelhando ao traje coreano tardicional, o hanbok.
A cor branca do dobok vem do pensamento filosófico coreano de que o universo e a origem de todas as coisas é em cor branca, além de representar a pureza e a humildade.
O dobok é oficialmente classificado em 3 padrões: gola branca (Gup), gola vermelha/ preta (Poom) e gola preta (Dan). A gola preta é simbolica da classe aristocrática desde o periodo dos 3 reinos, lembrando assim o principio do ser humano ideal: buscar se governar.
|
- TTI (Faixa)
![]() |
https://www.itftaekwondo.com/belt-colour-meanings/
As cores de faixa podem mudar de academia para a academia, mas o sistema de faixa colorida mais utilizado no mundo é o originário da International Taekwon-Do Federation (ITF). Este sistema consiste de 6 cores, que fazem uma analogia entre o desenvolvimento do praticante com o crescimento de uma árvore.
- A faixa branca simboliza a pureza e o ínicio.
- A faixa amarela representa a terra e significa que o solo é fértil, mas que ainda não é visivel o desenvolvimento da árvore.
- A faixa verde representa o crescimento da árvore, simbolizando que o desenvolvimento técnico do praticante já é perceptivel.
- A faixa azul simboliza a árvore que cresce em direção ao céu com liberdade.
- A faixa vermelha representa o sol. Neste estágio o praticante já auxilia no desenvolvimento da aula e, pela sua graduação, ele já é um exemplo para os alunos menos graduados. Semelhante ao sol que nutre as outras árvores.
- A faixa preta simboliza o cosmos, o ínfinito. É a etapa em que o praticante percebe que o autoconhecimento e o autoaprimoramento não tem fim como o espaço.
- FAIXA PRETA
Um dos grandes equívocos dentro das artes marciais é a noção de que qualquer faixa preta é um mestre. Muitas vezes inclusive, faixas pretas noviços se anunciam como peritos e eventualmente até mesmo se convencem disto.
O primeiro dan aprendeu apenas o suficiente para cuidar de si mesmo. Um estudante perceptivo vai, nesta etapa, perceber o quão pouco sabe e de que construiu apenas a fundação. O trabalho de construir a casa está adiante, anos de trabalho árduo e estudo esperam por ele antes que possa começar a se considerar um mestre ou perito.
O faixa preta também entra em uma nova era de responsabilidade. Sua conduta vai refletir no taekwondo e ele deve se empenhar em ser um exemplo para todos. Alguns vão avançar para o estágio de mestre. Contudo, demasiados vão acreditar no equívoco e irão continuar principiantes, mentalmente e tecnicamente.
- MESTRE
| A palavra “mestre” se refere “àquele que veio antes”. É como o líder de uma expedição, que vai a frente e diz: “Venham comigo, conheço um caminho!”. Aos alunos, cabe o dever de confiar e ouvir cuidadosamente suas instruções até serem capazes de trilhar o caminho com segurança por si só. |
O mestre, portanto, é alguém que pratica há bastante tempo, estudou as artes marciais a sério e busca transmitir as tradições que aprendeu e as lições que continua aprendendo diariamente na sua própria caminhada. Desta forma, manifestamos respeito pelo que aprenderam e pelo esforço que empenham para ensinar as artes marciais aos outros.


