O que é treinado em uma aula de taekwondo?

O currículo técnico do Taekwondo envolve uma infinidade de técnicas, nas mais diferentes áreas de treino. Conforme o enfoque da academia, este currículo pode variar bastante. Por exemplo, academias voltadas para competição esportivas, não costumam treinar a parte de defesa pessoal. No entanto, uma academia mais tradicional, terá seu currículo mais voltado para a prática e correção dos poomsaes (formas). Nós da Oriente Academia acreditamos no desenvolvimento global do Taekwondo. Temos como objetivo formar faixas pretas que dominem os diferentes lados da modalidade. Desta forma, nosso currículo dispõe das seguintes práticas.

01. GIBONDONJAK (TÉCNICAS BÁSICAS)

As técnicas básicas no Taekwondo são todas as unidades de movimento que são usadas para compor as diferentes áreas da modalidade, como o poomsae, a luta e a defesa pessoal.

São consideradas técnicas básicas: os chutes, os socos, as defesas, as bases, as torções e projeções, etc. Elas são treinadas das mais diferentes formas, podendo mudar o material utilizado (raquetes, luvas de foco, escudões e sacos de pancada) ou podendo mudar o enfoque do treino (correção técnica, força, velocidade de reação e precisão)

02. POOMSAE (FORMA)

Os poomsae são coreografias de ataques e defesas que o praticante treina sozinho. Em um primeiro plano, ele ensina o praticante a combinar as diferentes técnicas básicas de uma forma efetiva. De uma forma mais profunda, o poomsae é um trabalho de meditação em movimento, onde o praticante “luta internamente” para expressar a coreografia de forma correta tanto no seu aspecto técnico, quanto no seu aspecto filosófico.

03. GYEORUGI (LUTA)

Gyeorugi é um embate entre duas pessoas para que possam avaliar e influênciar suas técnicas mutuamente, além de sensibilizar a sua percepção em relação aos outros. A luta é um exercício de cadeia aberta, ou seja, ele é um ambiente com variáveis. Isto exige do praticante que ele se adapte com rapidez e de forma estratégica às mudanças constantes.

04. GYEOKPA (QUEBRAMENTO)

Quebramento é uma forma de testar o quanto o praticante treinou sua técnica, sua concentração e sua capacidade de unir as diferentes faculdades do corpo e da mente para “enfrentar” um objeto inanimado. É a expressão do comportamento físico prático que vem de um estado de unidade entre corpo e mente.

05. HOSHINSOOL (DEFESA PESSOAL)

Hoshinsool significa técnicas para defesa pessoal. É composta de torções, chaves, arremessos, asfixias e escapes. Além disto, aborda diferentes situações de agressão urbana, indo do bullying da escola a situações reais de perigo de vida, envolvendo facas e armas de fogo. Acima de tudo, a prática do Hoshinsool auxilia os praticantes a desenvolverem uma atitude mais confiante e alerta, ensinando-os que a melhor defesa, sempre será a prevenção.

06. MOOKISOOL (ARMAS)

O treino com armas brancas não é uma prática oficial do Taekwondo. No entanto, faz parte do currículo compulsório da modalidade, o treino de defesa pessoal contra armas. Isto torna necessário que o praticante tenha noções básicas de manejo com armas para que a o treino de defesa contra elas seja efetivo. As armas que normalmente são ensinadas no Taekwondo, no âmbito de defesa pessoal são: bastão curto, bastão longo e faca. Enquanto no âmbito de demonstração é comum aparecer I-yong-bong (nunchako).

Sou Sergio Moller Jr, graduado 6º dan de faixa preta de Taekwondo e formado em Educação Física pela UFRGS. Pratico Taekwondo desde 1997 e sou professor desde 2003. Em 2006, fundei a Oriente Academia com Rafael Beltrame, focada em artes marciais e cultura oriental.

CONTATO

MAPA

Todos os direitos reservados: 2024 | Site desenvolvido por Kong Media

Abrir bate-papo
Sérgio Moller Junior - Taekwondo!
Olá! Como podemos ajudá-lo?