Breve resumo da história da Coreia

POR SERGIO MÖLLER JR

  1. DAN GUN – A ORIGEM MITOLÓGICA DA COREIA

 

https://alchetron.com/Hwanung

Dan Gun, o neto do Céu, fundou o primeiro reino da Coreia, Joseon (a terra do amanhecer tranquilo), em 2333 a.C. unificando as nove tribos selvagens da região sob o princípio de Hongik-Ingam (humanitarismo).

 

Ele também introduziu o rito do casamento, a relação rei – súdito, a arte de cozinhar, a agricultura e a construção de casas. Séculos após a fundação da antiga (Go ) Joseon ele retornou à montanha Taebaek aonde se tornou um “deus-montanha”.

 

 

  1. OS TRÊS REINOS

 

As primeiras histórias documentadas da Coreia nos descrevem a criação e a queda de três reinos, que disputaram a hegemonia da península. Os três reinos, formados a partir dos antigos grupos comunitários, eram Goguryeo, Baekje e Silla.

 

Fonte: Kim, Yeo-jun. Tae Kwon Do Competição: Manual dos Campeões. São Paulo: Editora & Gráfica AWA. 2ª ed, 2006.

 

  1. a) GOGURYEO (37 a.C. – 668 d.C.)

 

https://history-maps.com/pt/story/Goguryeo                        

 

Era um reino, localizado no norte da Coreia, muito grande, forte e avançado. Seu grande poderio militar permitiu que Goguryeo, em seu apogeu, se expandisse controlando territórios não somente da Coreia, mas da China e de outras tribos tungu-manchus.

 

  1. b) BAEKJE (18 a.C. – 600 d.C.)

 

Este reino, localizado ao sudoeste da península coreana, era um dos centros culturais e econômicos mais importantes de época por que servia como importante rota comercial marítima interligando o nordeste asiático. No seu auge, no séc. IV. Baekje era uma potência marítima significativa e tinha estreitas relações políticas e comerciais com o Japão.

 

  1. c) SILLA (57 a.C. – 936 d.C.)

 

Um pequeno reino fundado na parte sudeste da península, Silla fomentou um grande desenvolvimento nas ciências, matemática, cultura e religião. Inicialmente era o menos militarizado dos três reinos, mas os problemas com saqueadores japoneses e a pressão de seus vizinhos o levaram a formar um exército efetivo.

 

Um dos aspectos mais importantes deste fortalecimento militar foram os hwarang, soldados de elite que foram decisivos para que Silla, apoiada pela dinastia Tang, unificasse a península coreana (668 d.C). Contudo, devido a corrupção e a faccionalismos tribais, a Silla unificada se fragmentaria em 936 d.C.

 

  1. OS GUERREIROS DE SILLA

http://www.asianinfo.org/asianinfo/korea/history/unified_shilla.htm

Os hwarang, eram a elite militar e politica do reino de Silla. Este grupo de jovens aristocratas e militares se dedicavam tanto as artes guerreira, quanto a poesia, a história e a caligrafia. Também escalavam montanhas escarpadas e nadavam em rios turbulentos para se fortalecerem tanto fisicamente quanto mentalmente.

 

O código de honra do Hwarang era uma adaptação de preceitos budistas:

– Obediência ao Rei;

– Respeito aos pais;

– Lealdade para com os amigos;

– Nunca recuar diante o inimigo;

– Só matar quando não houver alternativa.

 

  1. a) SUBAK

 

O treinamento dos hwarang consistia principalmente de armas como a lança, a espada, a arquearia e o subak.

 

Acredita-se que o subak era uma denominação genérica para artes marciais corpo-a-corpo, mas não se sabe ao certo como eram tecnicamente.

 

 

https://gu4280.tistory.com/1119

  1. DINASTIA GOREYO (918 – 1392)

 

 

Em 918, a dinastia Goryeo unificou o país e reestruturou o governo. O novo nome do país foi inspirado de Goguryeo e é de onde deriva a pronuncia Coreia.

 

Diferentemente da dinastia Silla, o poder era centralizado no rei e a administração era feita por burocratas e estudiosos que alcançaram a sua posição por concurso e não por nascimento. O sistema de governo envolvia pessoas da península inteira, o que foi importante para a criação de uma identidade nacional unificada.

 

A instituição do budismo como religião oficial do país e as constantes invasões das tribos do norte fortaleceram a prática das artes marciais.

 

  1. a) INVASÕES MONGÓIS

 

A partir de 1231, os mongóis começaram uma série de campanhas contra Goryeo. Em 1270, o reino se tornou vassalo da dinastia mongol Yuan, até 1350, quando finalmente começou a expulsar as forças mongóis.

 

https://history-maps.com/pt/story/Mongol-Invasions-of-Korea

 

  1. DINASTIA JOSEON (1392 – 1910)

 

O general Yi,Seong, que havia ganho poder e reputação por expulsar os mongóis remanescentes para fora da península e repelir os wako (piratas japoneses), destronou o rei U e fundou a dinastia Joseon ou Yi.

 

Neste período, as artes marciais entraram em declínio devido ao desenvolvimento das armas de pólvora e por causa da instituição do confucionismo, que valoriza mais os estudiosos do que os militares, como doutrina oficial do país. O objetivo do rei era diminuir o poder e a influência dos monges budistas dentro do governo.

 

  1. a) GUERRA DOS SETE ANOS (GUERRA IMJIN) (1592-1598)

 

O senhor de guerra japonês Hideyoshi, invadiu a Coreia por duas vezes, com o objetivo de conquistar a dinastia Ming.

 

Contudo a marinha coreana destruiu a armada japonesa, sob o comando do almirante Yi Sun-sin.

 

Sem suprimentos e diante da resistência feroz da guerrilha coreana, os invasores se retiraram.

 

  1. b) KOBUKSON

 

A peça chave da bem sucedida campanha naval coreana foi o kobukson (navio tartaruga).

 

Criado pelo almirante Yi, um excelente estrategista, esse navio de guerra único era todo coberto por pontas de ferro.

 

Ele oferecia maior proteção aos soldados e também podia lançar bombas através de sua boca.

Fonte: Korea National Tourism Corporatio. Korea. [s.Ed.],Seoul. 1995

 

 

 

 

  1. AS ARTES MARCIAIS NO FINAL DA DINÁSTIA JOSEON

 

 

  1. a) REFORMAS MILITARES

 

Durante o período entre a primeira e segunda invasão da guerra Imjin, o governo coreano examinou as razões pelas quais o ataque do exército japonês em terra havia sido tão esmagador frente ao seu exército.

 

As reformas militares começaram com a criação da agência de treinamento militar (1593), dividindo o exército em companhias com esquadrões de arqueiros, arcabuzeiros e unidades de infantaria.

 

  1. b) MUYEJEBO E MUYEDOBOTONGJI

 

Em 1598, foi escrito o Muyejebo um manual militar baseado no modelo bem sucedido de treinamento militar do general chinês Qi. A última revisão, o Muyedobotongji, foi públicado em 1790.

 

A edição final tem 4 volumes e 24 métodos que incluem espada, lança, alabarda, escudo, equitação e kwon bop (combate desarmado).

 

  1. c) JOGOS FOLCLÓRICOS

 

Dois jogos de combate se popularizaram durante o século XVIII, o taekkyeon e o ssireum.

 

O taekkyeon é um jogo rítmico em que o objetivo é desequilibrar o oponente, com as mãos e os pés, sem golpear.

 

Enquanto o ssireum é uma forma de wrestling, em que se usa o corpo para lançar ou derrubar o oponente ao solo.

             taekkyeon                              ssireum

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Korean_painting-Daekwaedo.jpg

 

  1. PERIODO COLONIAL

 

 

  1. a) OCUPAÇÃO JAPONESA

 

Durante o século XIX o ocidente exerceu uma pressão brutal para a abertura de relações comerciais (Imperialismo) na Ásia. A forma agressiva e pré-potente de comerciar e a crença de que o capitalismo “ocidentalizaria” a nação foram os motivos do xenofobismo coreano.

O incidente do general Sherman, foi um importante catalisador do fim do isolamento coreano em 1866.

https://www.koreatimes.co.kr/www/opinion/2023/06/721_353499.html

Em 1905 o Japão colonizou a Coreia sob o pretexto de protegê-la, com consentimento britânico. E apesar de várias batalhas, a resistência armada coreana gradualmente enfraqueceu, sendo declarada extinta em 1910.

 

  1. b) PERIODO COLONIAL (1910-1945)

 

O governo colonial japonês proibiu todos os jogos folclóricos e manifestações culturais coreanas inclusive as artes marciais como o taekkyeon, enquanto era imposta a cultura japonesa, incluindo as artes marciais como o karate.

                                                                  

Durante a 2ª guerra mundial (1939-1945), o Japão cometeu muitas atrocidades de guerra, que são descritas como um holocausto asiático. Muitos destes crimes foram cometidos contra os coreanos, que eram forçados a trabalharem em condições desumanas ou condenados à escravidão sexual (“mulheres de conforto”).

 

Em 1945, o Japão foi derrotado pelas tropas aliadas e a Coreia foi libertada de seu domínio, mas ficou dividida em duas zonas de ocupação: o norte (soviética) e o sul (norte-americana).

Sou Sergio Moller Jr, graduado 6º dan de faixa preta de Taekwondo e formado em Educação Física pela UFRGS. Pratico Taekwondo desde 1997 e sou professor desde 2003. Em 2006, fundei a Oriente Academia com Rafael Beltrame, focada em artes marciais e cultura oriental.

CONTATO

MAPA

Todos os direitos reservados: 2024 | Site desenvolvido por Kong Media

Abrir bate-papo
Sérgio Moller Junior - Taekwondo!
Olá! Como podemos ajudá-lo?